26 julho 2008

Tem que mudar

Vejo como indiscutível o sucesso da fórmula de pontos corridos para o Campeonato Brasileiro. Em todo o mundo, aliás, não há forma melhor de definir o campeão: é o time que, jogando o mesmo número de partidas que todos os concorrentes, fez mais pontos.

Pra quem acha que a competição não tem emoção, ou seja, que deveria ter uma final (pra isso já existe a Copa do Brasil), digo simplesmente que dê uma olhadinha na tabela de classificação deste ano. Bastou o Flamengo perder pontos em três rodadas para o campeonato embolar geral. Nas edições anteriores, assistimos a grandes disputas pelas vagas na Libertadores, na Sul-Americana e também para não ser rebaixado. Com exceção do ano passado e de 2003, o título também foi decidido nas últimas rodadas.

A mudança para pontos corridos foi importantíssima. Mas uma outra mudança - URGENTE - é essencial.

Não concordo com o modelo europeu, que as temporadas começam em agosto e terminam em maio do ano seguinte. Ora bolas, o campeonato deve começar num ano e terminar naquele ano! Mas o mundo não vai se adaptar ao Brasil; o Brasil deve - e já - se adaptar ao mundo, sob pena de...
...de perder a graça mesmo.

Antes, era somente a Europa; apareceram o Japão, a Coreía...
Agora, o jogador deixa um Flamengo, um Grêmio, para jogar no Al Jazira!

Sem dinheiro para manter os melhores jogadores, os times brasileiros têm que se apoiar na adaptação do calendário.

Quando os campeonatos mundo a fora estão começando, o Brasileiro está na metade. Eles escolhem os destaques e os compram a preço de banana. é covardia.

Se o Campeonato Brasileiro começar também em agosto, a janela de transferências também será no mesmo período. Assim, os melhores jogadores ficariam pelo menos até o final da 'temporada' em território brasileiro.

Ou muda ou fica sem graça.

Valeu!

Um comentário:

Breno Alves disse...

Bem, eu tinha que comentar... Olha, pela amizade, viu? Textinho tá bom, concordo com você e acho que, sendo assim, tudo seguirá bem... Ou não! Mas, chega de bancar o escritor e vá trabalhar que os controles estão lhe esperando... Ô menino pra me dar trabalho!